MariaDB substituto para o MySQL

mariadb

MariaDB é um dos servidores de banco de dados mais populares do mundo. É feito pelos desenvolvedores originais do MySQL e garantido para ficar open source. Usuários notáveis desse incrível banco incluem a Wikipedia, Facebook e Google. É um avançado substituto para o MySQL. Ele é rápido, escalável e robusto, com um rico ecossistema de mecanismos de armazenamento, plugins e muitas outras ferramentas tornam muito versátil para uma ampla variedade de casos de uso.

MariaDB é desenvolvido como software de código aberto e como um banco de dados relacional, fornecendo uma interface SQL para acessar dados. As últimas versões do MariaDB também incluem GIS e JSON features. Mais informações encontra-se no site https://mariadb.org/ .

Instalação: (Instalação realizada no Linux Mint 17)

Acesse o terminal como root e edicione o repositório:

# apt-get install software-properties-common 
# apt-key adv --recv-keys --keyserver hkp://keyserver.ubuntu.com:80 0xcbcb082a1bb943db 
# add-apt-repository 'deb http://ftp.osuosl.org/pub/mariadb/repo/10.0/ubuntu trusty main'

Agora realize o update dos repositórios:

# apt-get update

Depois de atualizar, instale o SGDB com o seguinte comando:

# apt-get install mariadb-server

Durante a instalação será solicitado uma senha para o usuário padrão do banco, o root. Pronto acabamos de instalar esse super banco de dados. Caso queira acessá-lo pelo navegador, pode-se instalar o phpmyadmin, que facilita a administração, podendo criar, excluir, importar, exportar e executar scripts sqls. Para instalá-lo execute:

# apt-get install phpmyadmin

Os pacotes de dependência que serão instalados são: apache2 e o php5, necessário para acessar o phpmyadmin. Durante a instalação, será questionado qual servidor web será configurado com o phpamyadmin, escolha a opção apache2.

phpmyadmin

Nessa etapa, selecione a opção “sim” e pressione “Enter”.

phpmyadmin_config

Em determinado momento será solicitado a senha do root, que foi informado na instalação do mariadb. Informe a senha, selecione “OK” e pressione “Enter”.

phpmyadmin_config2

Crie uma senha para o phpmyamin, selecione “OK” e pressione “Enter”.

phpmyadmin_config3

Informe novamente a senha, selecione “OK” e pressione “Enter”.

phpmyadmin_config4

A instalação do phpmyadmin esta finalizada, agora acesse o endereço: http://localhost/phpmyadmin/. Veja abaixo a tela inicial, informe o usuário root e a senha informada na instalação do banco.

phpmyadmin_indexBom é isso, a fundação MariaDB é financiada por patrocinadores corporativos e individuais. Caso queira ajudá-los acesse: https://mariadb.org/donate/

Ajude-nos a manter o site, realize uma doação clicando no botão abaixo:

Jackson de Oliveira
Siga-me

Jackson de Oliveira

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Anhanguera - Campinas - SP e Técnico em Informática e Programação pelo Centro Paula Souza - Hortolândia -SP
Jackson de Oliveira
Siga-me

Últimos posts por Jackson de Oliveira (exibir todos)

Se você gostou compartilhe!