Netbeans 8.1 (Ubuntu / Mint / Debian)

netbeans

NetBeans IDE é uma aplicação de código aberto feita para auxiliar os desenvolvedores na criação de aplicativos em diferentes plataformas, utilizando tecnologia Java para isto. Nela você encontra todas as ferramentas necessárias para projetos profissionais em Java, C/C++ e Ruby on Rails. Neste tutorial ensinaremos como instalá-lo no Debian e seus derivaodos (Ubuntu, Mint, etc).  Acesse o site https://netbeans.org/ e baixe a versão de acordo com a sua necessidade, neste post baixamos a versão completa.

netbeans0

O arquivo tem por extensão .sh e tamanho de um pouco mais de 200 MB, para executá-lo dê permissão de execução, conforme comando abaixo: (Acesse o terminal como root)

# chmod +x netbeans-8.1-linux.sh
# ./netbeans-8.1-linux.sh

INSTALAÇÃO

A instalação é bem simples, pode-se acompanhar todo o progresso por meio de janelas. Na figura abaixo a barra de progresso do inicio da instalação.

netbeans1

Na figura abaixo é informado os pacotes de disponíveis para a instalação, neste post não selecionaremos todos.

netbeans2

Clique no botão “Personalizar…“.

netbeans3

Selecionado as opções: IDE Base, Java SE, Java EE, Java ME, HTML5/JavaScript e acabei deixando desmarcado a opção Funcionalidades sob Demanda. Para instalar algum pacote disponível, basta executar o script novamente. Clique no botão “OK” para continuar.

netbeans4

Na imagem anterior não foi marcado a opção do servidor, caso queira instalar a partir da instalação do NetBeans, pode marcar o GlassFish ou Apache Tomcat, pois será necessário para ler os arquivos java. Aceite o contrato de licença e clique em “Próximo“.

netbeans5

Na próxima etapa será solicitado que informe o caminho da instalação e o caminho da JVM, neste exemplo estamos usando a JVM da Oracle, clique no botão “Próximo“.

netbeans6

Na janela seguinte é informado o local que será instalado o sistema, permissão para verificar atualizações que será baixado e instalado durante a instalação do aplicativo e o tamanho que a instalação irá ocupar em seu HD. Agora clique no botão instalar para continuar.

netbeans7

Progresso da instalação.

netbeans8

Verificação de atualizações que será baixado e instalado durante a instalação.

netbeans9

Janela final informando que a instalação foi concluída com êxito, caso queira contribuir com o projeto fornecendo dados de uso anônimos basta selecionar o checkbox. Clique no botão “Finalizar

netbeans10

Para iniciar o aplicativo, clique no menu Whisker (Ambiente XFCE) e realize uma busca pelo nome e clique para abrir.

netbeans11

Splash do NetBeans 8.1 iniciando o aplicativo.

netbeans12

Na figura abaixo é mostrada a janela principal do aplicativo.

netbeans13

Bom é isso pessoal, caso tenho interesse em saber mais sobre o projeto Netbeans acesse https://netbeans.org/.

Ajude-nos a manter o site, realize uma doação clicando no botão abaixo: 

 

Jackson de Oliveira
Siga-me

Jackson de Oliveira

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Anhanguera - Campinas - SP e Técnico em Informática e Programação pelo Centro Paula Souza - Hortolândia -SP
Jackson de Oliveira
Siga-me

Últimos posts por Jackson de Oliveira (exibir todos)

Se você gostou compartilhe!