Virtual Machine Manager – Gerencie suas máquinas virtuais

virtmanagerlogo

A aplicação virt-manager é  uma interface de usuário de desktop para o gerenciamento de máquinas virtuais. Muito útil porque permite que os usuários facilmente altere especificações de hardware da máquina virtual. A libvirt é uma API com muitas ferramentas para interagir com  virtualização, sendo uma camada utilizada pela aplicação.

Hypervisors suportados pelo libvirt: (KVM/QEMUXenVirtualBoxVMware ESX and GSXVMware Workstation and PlayerMicrosoft Hyper-VIBM PowerVMVirtuozzo). Neste post instalaremos o hypervisor KVM.

INSTALAÇÃO (Debian e derivados)

Para instalar a ultima versão adicione o repositório abaixo, atualize e realize a instalação:

# wget -q -O - http://archive.getdeb.net/getdeb-archive.key | sudo apt-key add -
# sh -c 'echo "deb http://archive.getdeb.net/ubuntu trusty-getdeb apps" >> /etc/apt/sources.list.d/getdeb.list'
# apt-get update
# apt-get install virt-manager libvirt-bin kvm

Após a instalação, realize uma busca pelo aplicativo:

appvirtmanager

Clique no botão no canto esquerdo para criar uma nova máquina virtual.

install_00

Selecione a forma como gostaria de instalar o sistema. Nesse tutorial escolhemos a opção “Mídia de instalação local…” e o tipo de arquitetura de 64Bits.

install_01

Localize o arquivo de instalação clicando no botão “Navegar…”. Na opção ” Tipo de SO: “, informe o nome do Sistema Operacional que será instalado, na imagem abaixo está marcado “Generic” , porque não tinha a opção “Jessie”.

install_02

Nesta etapa, informamos a quantidade de memória RAM e quantidade de CPUs que serão utilizadas pela máquina virtual.

install_03

Informe o tamanho em GB do disco que será usado na instalação e clique no botão “Avançar”.

install_04

Informe o nome da máquina virtual e o tipo de conexão que será utilizada. Caso tenha esquecido algo na configuração ou queira acrescentar algo, selecione a opção “Personalizar configurações antes de instalar”.

install_05

Como deixamos marcado a opção “Personalizar configurações antes de instalar” na etapa anterior, a janela abaixo será exibida para alterarmos o que desejarmos, neste caso aumentamos a quantidade de CPUs e clicamos no botão “Aplicar”, em seguida clicamos em “Iniciar instalação” no canto superior esquerdo.

install_06

Nesta etapa visualizamos a tela inicial de instalação do Debian. Neste post não ensinaremos a instalar o Sistema Operacional, que ficará para um próxima oportunidade.

install_07

Para mais informações acesse o seguintes sites: https://virt-manager.orghttp://libvirt.org/. Caso tenha alguma dúvida sobre este post, deixe seu comentário. Até a próxima.

Ajude-nos a manter o site, realize uma doação clicando no botão abaixo: 

Jackson de Oliveira
Siga-me

Jackson de Oliveira

Formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Anhanguera - Campinas - SP e Técnico em Informática e Programação pelo Centro Paula Souza - Hortolândia -SP
Jackson de Oliveira
Siga-me

Últimos posts por Jackson de Oliveira (exibir todos)

Se você gostou compartilhe!